Na terceira semana deste mês de novembro 2022 acontece, nos dias 16,17 e 18 a edição 2022 da SIC.

A SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ (SIC) É UMA DAS MAIORES FEIRAS DO MUNDO E O GRANDE ENCONTRO DE PROFISSIONAIS QUE TEM O OBJETIVO DE CONECTAR E GERAR OPORTUNIDADES PARA TODA A CADEIA DO CAFÉ BRASILEIRO NO ACESSO A MERCADOS, CONHECIMENTO E NEGÓCIOS.

Nós da Coopernovarum estivemos lá em 2021 e estaremos novamente este ano.

Dos dias que se seguem, selecionamos o dia 17 para prestigiarmos o evento junto com você, cooperado.

Se você tem interesse em estar presente conosco na SIC 2022, click no botão e solicite sua credencial

Assembleia Geral Ordinária (AGO) março de 2022.

COOPERNOVARUM

Neste último 25 de março, tivemos nossa Assembleia Geral Ordinária (AGO) 2022.

Foi com imensa gratidão que nos reunimos e tivemos a oportunidade junto aos cooperados, rever os planos e metas estabelecidas no ano de 2021, as realizações e da mesma forma unidos, traçamos as novas metas para este ano de 2022.

Tomou a palavra o Sr. Presidente, Marcos Roselio Maia, abrindo a assembleia, cumprimentando cordialmente a todos. O conselho de administração e fiscal, por convite do presidente, tomou assento e deu-se então início a apresentação da prestação de contas do ano de 2021, ministrada pela Sra. Claudia Leite Viana Pereira, contadora da Organização Contábil Cabo Verde, responsável pela cooperativa, acompanhada do advogado o Sr. José Antônio Pereira, o qual efetuou a leitura do parecer do conselho fiscal que indicava a aprovação da assembleia, na sequência o Sr. Presidente Marcos, pôs em votação, junto a assembleia e obteve a aprovação unanime.

Também O presidente, junto a assembleia prestou gratidão ao conselho fiscal pelo exercício da função em 2021.

Para apresentação da prestação de contas do PDCJ (Plano Desenvolvimento do Comercio Justo) do ano de 2021, tomou a palavra Sr. Pedro Paulo Romão Administrador executivo, após a apresentação foi posto em votação pelo então presidente, o qual obteve unanimidade pela assembleia. Foi então apresentado o planejamento e metas orçamentárias do PDCJ 2022, colocado em apreciação pelo Presidente junto a assembleia obtendo aprovação unanime.

Partimos então para eleição do novo conselho fiscal 2022.Foi apresentada a chapa única, composta pelo Cláudio, André, Sebastião, Ferdinando, Antônio Pedro e Ângela. Fechando com a recondução de 2. Foi aberta a votação e o Novo conselho fiscal foi aprovado e empossado para desempenho de sua função do ano 2022.

Nossas mulheres virtuosas apresentaram seu grupo de cooperadas que vem se fortalecendo e ganhando espaço no FairTrade. Projetos por elas desenvolvido, foram assistidos por todos os nossos cooperados e o convite as cooperadas foi feito. Vamos nos unir, agregar valor a voz feminina e mostrar trabalho.

Uma retrospectiva dos acontecimentos do ano de 2021 foi assistida por todos, a assembleia encheu-se de esperança ao presenciar o crescimento da cooperativa com novas parcerias firmadas para 2022, com as empresas; EISA, COOPFAN, SMC, CAFÉBRAS, BOURBON, FAF COFFEE e OLAM. O mercado FairTrade 22/23 se mostra promissor. Com trabalho, dedicação e cooperativismo, nossa próxima assembleia trará, sem sombra de dúvidas, ótimos resultados.

A cada família presente em nossa reunião nosso muito obrigado, as conquistas que temos alcançado só se tornam realidade por que temos vocês do nosso lado. E é assim que seguiremos firmes neste 2022.

Parabéns COOPERNOVARUM.


COOPERNOVARUM integrou o portifólio da AGRO.BR


2022 começou com grandes projetos e sonhos!

Demos alguns passos importantes para destaque e crescimento do agronegócio em meio aos nossos produtores.

Em meados de janeiro a COOPERNOVARUM integrou o portifólio da AGRO.BR em um projeto que visa organizar e aumentar o número de empresários rurais brasileiros no comércio internacional, diversificando a lista de produtos exportados pelo Brasil. Um projeto desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) .

O projeto oferece ferramentas de treinamento, capacitação, organização, marketing e interação que ajudam os produtores a ter acesso e serem competitivos nos mercados internacionais.

Nós entramos representando a cafeicultura e abrindo um gigantesco leque de oportunidades aos nossos cooperados dentro de cenários internacionais. O portifólio, entregue em 4 idiomas diferentes, leva o produto e os produtores a poderem alcançar negociações internacionais, dando o suporte e ampliando o mercado diante os olhos do produtor.

Como cooperativa, nossa principal função é abrir caminhos, preparar o produtor e estar presente oferecendo suporte em cada etapa.

Gratos a cada um de vocês pela fé neste trabalho e ansiosos junto a cada um por novos passos rumo ao crescimento mútuo.

Para saber mais sobre o projeto AGRO.BR acesse o link e confira.

Mudanças climáticas ameaçam produção de alimentos; Brasil será prejudicado. aponta IPCC


O agronegócio brasileiro terá de sair ao socorro das florestas e promover uma transformação no uso da terra se quiser continuar a ser competitivo e com altas taxas de produtividade. Num informe que será debatido na próxima semana entre governos de todo o mundo, a constatação é de que as mudanças climáticas terão um profundo impacto no sistema de produção de alimentos no mundo, com repercussões negativas para a soja sul-americana e outros cultivos, além de potencial inflação e, em alguns locais do planeta, o incremento da fome.


O informe foi produzido pelos cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) e que vem servindo de bússola para o debate sobre o futuro do planeta. A partir do dia 14, governos irão se reunir para negociar o levantamento e publicar a versão final da avaliação.

Carro-chefe das exportações brasileiras e dono de um intenso lobby nos bastidores do poder, o agronegócio é colocado em uma encruzilhada.

Com um alto grau de certeza, os cientistas apontam que as mudanças climáticas terão um impacto negativo sobre a produção de soja em toda a América do Sul. Também fica estabelecido que a produtividade total da agricultura na região será afetada de forma negativa.

O informe ainda é divulgado num momento em que o governo de Jair Bolsonaro é acusado de desmonte da política ambiental e com taxas elevadas de desmatamento.



Entre as conclusões, o novo informe alerta que, diante de mudanças nas temperaturas, a área cultivada na América do Sul irá encolher. "As mudanças climáticas afetam os sistemas alimentares com consequências negativas para a subsistência, a segurança alimentar e nutricional de milhões de pessoas. Nos últimos 30 anos, as mudanças climáticas reduziram o rendimento das principais culturas em 4-10% globalmente, especialmente em latitudes médias e baixas", diz o informe do IPCC.

De acordo com os cientistas, o impacto não é um debate sobre o futuro e a realidade hoje é que já está "mudando as regiões agrícolas, contraindo seus limites e contribuindo para perdas de colheitas e gado em larga escala e qualidade reduzida".

Em algumas regiões do mundo, as temperaturas já estão nos limites superiores de tolerância de cultivo. "O estresse térmico extremo durante as principais fases de desenvolvimento, especialmente de culturas perenes, reduz a produção de alimentos", diz.

"Para estas espécies, a falta de previsibilidade da data ou local de plantio muitas vezes resulta na redução da qualidade do produto colhido, com consequências para a subsistência. O aumento da variabilidade climática e os extremos afetam negativamente os sistemas agrícolas baseados na pecuária, incluindo a dinâmica do rebanho e as taxas de recuperação, afetando diretamente a resiliência das famílias", constata.


Auditoria Flocert para validação de certificação Fair Trade dias 12 13 e 14 de Janeiro 2022

COOPERNOVARUM

O processo de auditoria realizado pela Flocert, visa avaliar e a partir de tal avaliação certificar e renovar as certificações FAIRTRADE. (Saiba mais sobre a certificação e as empresas envolvidas nos processos na guia LINKS ÚTEIS)

Nos dias 12,13 e 14 deste mês de janeiro de 2022, orgulhosamente a COOPERNOVARUM foi auditada pelo Sr. Marcel Madureira (Auditor da FLOCERT).

O mesmo se reuniu também com um grupo de produtores e visitou as instalações do armazém Super Safra Armazém Gerais, em Conceição da Aparecida, MG, um dos parceiros de preparo do café da cooperativa.

Após a reunião e as várias observações de crescimento e evolução do grupo, tivemos nossa certificação renovada.

Preparamo-nos para um novo ciclo, novas oportunidades e um tempo novo, com seus respectivos desafios mas também com seus resultados positivos. Assim damos inicio a mais um passo em nossa jornada.


UMA VISITA CALOROSA E COM MUITAS ESPECTATIVAS

Neste último dia 6 de janeiro de 2022, tivemos a honra de receber em nossas instalações os Sr(a)s: Clenilson José Pereira e Rafaela Ferreira de Carvalho, representantes da COOPFAN juntamente com Mateus Corsini Caixeta extensionista da Emater de Cabo Verde e o Marcos Antônio de Oliveira Carvalho representante da ASSPROCAFE – Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Cabo Verde.

O Sr. Clenilson explicou sobre a atuação da COOPFAN no mercado de café Fair Trade, conhecemos um pouco da história da COOPFAN, suas dificuldades e firmações.

Hoje a COOPFAN trabalha o café de seus cooperados e firma parcerias com outras OPP’s para auxiliar na exportação, sendo o foco em FAIR TRADE, mas também atuando em outros mercados como cafés Orgânicos e Especiais com outras certificações para atender o mercado internacional.

Parceria firmada e a partir desta data a COOPERNOVARUM será uma das cooperativas parceiras no atendimento as demandas internacionais.


VISITA AO PROJETO AMBIENTAL E DE CAFÉS ESPECIAIS EM CACONDE SP

Comitiva COOPERNOVARUM

Diretores da Coopernovarum visitaram dia 21 de agosto o projeto ambiental e de cafés especiais da Comunidade Serra do Cigano no município de Caconde SP em parceria com a FafCoffees.

Com nossa comitiva, composta pela diretoria, conselho fiscal e membros do executivo e administrativo da cooperativa, saímos de Nova Resende com destino a comunidade Serra do Cigano em Caconde SP.

O Vale da Serra do Cigano e o moinho úmido ficam nas montanhas que fazem fronteira com os estados de São Paulo e Minas Gerais. Essa região é uma importante bacia hidrográfica, que contribui para o rio Pardo a partir das nascentes naturais que nascem nas fazendas Bobolink da Serra do Cigano. O nome, que significa Vale Cigano, surgiu no século 19, quando o vale era usado como acampamento para os viajantes da região

Ali tivemos a honra de conhecer um projeto ambiental e cultural, desenvolvido por produtores locais, dentre eles, João Hamilton, responsável pelo projeto em parceria com a fafcoffees, muito bem representada pela Roberta e o Pedro.

Dalí nossa comitiva seguiu viagem rumo a sede da FafCoffees em Mococa SP, onde nos foi apresentado o projeto em detalhes, junto a uma importante empresa nacional que atua no setor de exportação de cafés especiais.

Nossa equipe retorna com uma perspectiva renovada e atualizada.

Agradecidos pela experiência na Pessoa do João Hamilton, Roberta e Pedro.


COM O APOIO DA EMATER, CHEGA A NOVA RESENDE A REPRESENTAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE PROESSAMENTO DE EMBALAGENS.

Um projeto que visa recolher e dar o fim correto aos resíduos químicos nas propriedades rurais. A COOPERNOVARUM apoia o projeto.

A empresa credenciada pela INPEV, em parceria com a EMATER, está organizando em Nova Resende o trabalho de recolhimento dessas embalagens, resíduos químicos produzidos pelo trabalho de fertilização, defensivos agrícolas, entre várias atividades no campo, que resultam no acumulo de embalagens.

Um trabalho itinerante, de muita dedicação e excelentes resultados.

Acompanhe a reportagem completa pela ResendeWebTV no vídeo em nossa página home.

Um projeto que tem por objetivo a saúde do produtor, o bem do meio ambiente, com toda certeza tem nosso apoio.

Cooperativismo é isso!

A Coopernovarum em uma aliança com a CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, aproximou o pequeno produtor de um mercado desejado porem distante. Essa aliança irá promover e apresentar produtos, tais como os nossos cafés especiais, a empresas internacionais.

Esse é o cooperativismo justo, no qual juntos chegamos longe.

Em breve você acompanha a matéria na integra, junto ao flyer da Coopernovarum no site oficial da CNA.

COOPERNOVARUM Nova Resende A sua cooperativa FAIRTRADE em Nova Resende, Rua São Paulo, 618 segundo piso sala c

(35) 99811-8553


ANIVERSÁRIO COOPERNOVARUM

Pedro Romão e Osmar, presidente da cooperativa na época.

Na foto ao lado, você tem registrado um momento de suma importância para nossa história.

Um sonho que perpetuou desde de 2011 e foi crescendo e tomando forma e como uma sementinha lançada em terra fértil, a cooperativa veio a se constituir em 06/09/2018 depois de inúmeras tentativas e dificuldades até este momento memorável.

Nesta data, nosso grupo que já vinha se formalizando e se preparando, encontrava-se em uma situação de limite, onde algumas das principais documentações e regulamentações podiam determinar o fim ou o início da nossa história. Claro que como todo nascimento, as dores do parto, as dificuldades e riscos não nos impedi de tentar, de se esforçar até ver no que vai dar, isso chama se pagar o preço. No dia 6 de setembro de 2018, dois dos membros da diretoria, 1 diretor e 1 dirigente, partiram até BH na sede da Ocemg Sescoop-MG em busca da regulamentação.

Neste dia nasce a COOPERATIVA COOPERNOVARUM, hoje comemoramos nosso terceiro ano de existência, e temos inúmeros motivos para comemorar, orgulhosamente, parabéns a todos os cooperados e pessoas envolvidas nesta conquista.


Primeira formação COOPERNOVARUM

VISITA AO PROJETO AMBIENTAL E DE CAFÉS ESPECIAIS EM CACONDE SP

Visita do Sr. Marcos Croci da FafCoffees.

No ultimo dia 3 de Agosto 2021, o Sr Marcos Croci da FAF Coffees fez uma visita a Coopernovarum e procura cafés pontuando acima de 84 pts

Caso tenha interesse em oferecer é só entregar amostras (500g) em nossa classificação ou entrar em contato conosco que providenciamos o envio para avaliação e comercialização.



CONFIRA OS CURSOS JÁ MINISTRADOS COM O APOIO COOPERNOVARUM